Escreveu um livro e agora quer editá-lo para que todo o mundo o possa ler? Parabéns! Deixe-nos explicar-lhe como fazer com que o seu livro seja editado. Nesta página iremos primeiro descrever como funciona o mundo da edição em geral, para que possa avaliar todas as opções que tem ao seu dispor, e só depois lhe diremos quais são os nossos procedimentos de envio de originais.

Existem três alternativas para publicar o seu livro (em papel e/ou ebook).

1. Procurar uma editora

Esta é a primeira alternativa, e aquela por onde você deve começar: procurar uma editora. Uma editora como nós.

Quando a editora descobre um manuscrito com valor, faz um contrato com o autor para publicardistribuir e promover o seu livro, correndo as despesas todas por conta da editora.

Normalmente, a editora imprime entre 1000 e 3000 exemplares e paga-lhe direitos de autor (=royalties) sobre as vendas do livro. E se calhar até propõe pagar-lhe um adiantamento sobre os direitos de autor – é como se fossem vendas garantidas! No fundo, tudo se resume a uma questão de poder negocial, e quanto melhor o seu manuscrito, mais editoras quererão editá-lo, competindo entre si para lhe oferecerem melhores condições (por isso, não assine logo com a primeira que disser sim!).

Quanto a si, é só ajudar à promoção e esperar até se tornar um autor rico e famoso!

Naturalmente, esta é a alternativa reservada apenas às obras de qualidade. Mas esta é a via que deve perseguir com afinco se está mesmo convencido da sua qualidade, e por isso deve enviar uma cópia do seu manuscrito às editoras para que elas o possam avaliar. Envie-o por email, em formato .doc ou .pdf.

Atenção: não envie o manuscrito para TODAS as editoras! Tem de fazer o seu trabalho de casa primeiro: procure na Internet, ou visite livrarias e bibliotecas, e prepare uma lista das editoras que publicam o mesmo género de títulos. Depois, procure no site de cada editora o seu método próprio de avaliação de manuscritos. Algumas querem apenas uma sinopse, outras querem o manuscrito completo mas num determinado formato electrónico, outras também pedem o seu CV.

Todas as editoras recebem muitos, mas mesmo muitos, manuscritos (na 20|20 Editora, recebemos espontaneamente cerca de 1500 manuscritos originais por ano de autores portugueses, dos quais publicamos apenas um ou dois). Cumpra rigorosamente as regras de cada editora, se não quer que o seu manuscrito vá directo para a “cesta secção”!

Os procedimentos da 20|20 Editora de receção e avaliação de originais encontram-se nesta página.

Depois de enviar o manuscrito, aguardeE continue a aguardar. A editora também o deve ter informado dos seus prazos habituais de avaliação e do seu procedimento de resposta. Algumas editoras respondem num mês, outras respondem em seis meses, outras só respondem se a resposta for positiva!

Enquanto não chega a resposta, mentalize-se para ser rejeitado. E para ser rejeitado outra vez e outra vez. É que a probabilidade de o seu livro ser editado por uma editora é baixíssima, 1 em 1000. Ou seja, estas editoras (incluindo nós) tendem a editar apenas um por cada 1000 manuscritos que recebem.

Com tanta rejeição previsível, só você sabe qual é o seu limite de dor. James Patterson, o autor número um em todo o mundo, foi rejeitado 31 vezes antes que alguém aceitasse publicar o seu primeiro livro!

Se chegar à conclusão de que não há editora que “pegue” no seu manuscrito, pode concluir à vontade que o mundo é injusto e não sabe apreciar as suas qualidades. E até pode ser verdade. Fernando Pessoa, o génio incontestado da literatura portuguesa, ainda conseguiu publicar um livro em vida. Mas foi só porque ganhou um prémio literário. Faça como Fernando Pessoa: concorra a prémios de projeção nacional.

Mas não desista depois de tantas rejeições! Ainda tem mais duas alternativas para publicar o seu livro – continue a ler.

2. Edição de autor ou edição de “vanity”, em papel

Se nenhuma editora quiser assumir o custo de editar o seu livro, assuma você! Edite o livro a expensas suas. Repetimos: agora, você vai pagar para editar o seu livro.

Na sua forma mais simples, pode dirigir-se a uma empresa gráfica que possua uma secção de pré-press, e ela encarregar-se-á de lhe paginar o livro, imprimi-lo e entregá-lo a si. O livro sairá sem chancela de editora, daí chamar-se edição de autor.

Depois, como vai encontrar leitores que queiram comprar o seu livro? É um grande problema! As distribuidoras de livros quase nunca aceitam distribuir edições de autor, pelo que você estará sozinho a contactar diretamente as livrarias, que na maior parte dos casos recusarão o seu livro, porque no dia em que lá for haverá outras 29 novidades a competir com o seu livro por espaço limitado nas prateleiras (e no dia seguinte mais 30 novidades, e assim todos os dias). Todos os anos aparecem 12 mil títulos novos nas livrarias portuguesas! Sem editora nem distribuição, é você que vai ter de procurar leitores e compradores para o seu livro.

Além das gráficas, há um outro tipo de empresa à qual você pode pagar para que prepare e imprima o seu livro. Este tipo de empresa também se chama “editora”, porque tem chancela própria e por vezes até promete fazer distribuição nas livrarias. Mas não se iluda: você continua a pagar para editar, apesar de parecer um livro publicado por uma “editora”.

Estas empresas que se dizem editoras publicam tudo o que lhes é proposto, com qualidade e sem qualidade, desde que os autores lhes paguem. Estas empresas existem para satisfazer a necessidade, ou a vaidade, dos autores em verem os seus livros publicados. Por isso é que se chama a isto “vanity publishing” - aproveitar-se da “vaidade” do autor para lhe pedir que “financie” a edição do livro. Todo o lucro do “vanity publisher” vem do que cobra aos autores. Não espere por isso que façam mais vendas por si, até porque nem têm acesso aos principais pontos de venda físicos! O esforço de procurar leitores e compradores para o seu livro continua a ser seu.

Mas não desista ainda! Se já foi rejeitado pelas editoras, e se já fez as contas para publicar por conta própria ou numa “editora vanity”, então considere a alternativa seguinte, que não tem praticamente custos.

3. Edição de autor em ebook

Precisa mesmo de editar o seu livro em papel, com os custos que isso acarreta? Se calhar não precisa. Nesse caso, pode editar em formato eletrónico.

Desta forma, poupa o custo da impressão, do papel e do armazenamento dos livros, ou do “vanity publisher”. Vai ter uma difusão muito limitada, mas é tão barato que você não tem nada a perder!

Prepare o seu livro nos formatos  de ebook (.epub e .mobi) e coloque-o à venda em lojas online. Ou, melhor ainda, ofereça o seu ebook ou o livro em formato .pdf.

Isso mesmo, ofereça, não venda.

Faça um blogue para divulgar o livro e use também o Facebook, o Twitter, o YouTube, o Goodreads, o Wattpad e os fóruns especializados.

Quem sabe? Pode ser que o seu livro se torne muito falado e alguma editora repare nele e queira pagar-lhe para publicar o seu livro! O sonho nunca acaba!


Os procedimentos da 20|20 Editora de receção e avaliação de originais encontram-se nesta página.